sábado, 4 de outubro de 2014

Actividades em "Il Formicaio"

Il Formicaio é uma associação de jovens com preocupações ambientalistas que nasceu em 2010. Este ano, decidiu lançar Il Bazar del Dono”, um conceito baseado na doação de objectos que permite a redistribuição e reutilização de utensílios, roupas, livros, etc por outras pessoas que lhes irão dar uma nova vida. Qualquer pessoa pode dar algo em bom estado que já não utiliza, qualquer pessoa pode levar algo que gosta ou que necessita, independentemente de ter ou não doado alguma coisa, ou seja, o conceito não envolve dinheiro nem a valorização dos objectos que se doam ou que se levam.
Entre as propostas da Vulcanicamente, nós, Lurdes e Isabel, optámos  por colaborar voluntariamente no Bazar del Dono. Fomos muito bem acolhidas pelos meninos do Formicaio - o Lorenzo, o nosso “tutor”, a Chiara, o Antonello e o Checco - sempre simpáticos e disponíveis!
A associação mudou-se para uma zona “fina” de Lecce, com lojas chiques, de marcas caras, o que, para a filosofia do Formicaio, é também um desafio.

Quando começámos o local estava assim:

Como primeira proposta de trabalho, foi-nos sugerido que criássemos uma ideia para cobrir a vitrine da loja, até à inauguração do Bazar del Dono, marcada para 2 de Outubro, de modo a despertar a curiosidade das pessoas que por ali passassem.
A Lurdes teve uma ideia gira, com base num ponto de interrogação, que foi discutida e aprovada pelo Lorenzo e pelo Antonello, o responsável pela comunicação.
 
Entre as roupas doadas, escolhemos algumas que não estavam em boas condições e reutilizámos o tecido no nosso trabalho. Um dos lemas do Formicaio é a reutilização e portanto, por questões ambientais, tudo se aproveita.
 
Da concepção, passámos à fase de concretização... até ao resultado final.







Tudo com material reutilizado!
Entretanto fomos também ajudando em pequenas coisas.. 
divulgar a inauguração..
fazer correntes em trança..
fazer etiquetas..

No dia da inauguração, que coincidiu com o 4º aniversário do Formicaio, esteve muita gente na festa, amigos, conhecidos e outras pessoas interessadas em conhecer Il Bazar del Dono!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário