quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Passeios de Bike




OTRANTO FILM FUND FESTIVAL (OFFF ) – Cinema e Territori (13-9-2014)

Logo no 1º Sábado em Lecce, participámos numa das actividades da VI edição do OFFF que incluía um passeio de bicicleta pela região de Otranto. Neste passeio, além da Sara e da Nunzia (da Vulcanicamente) foram também a Angela, o Fernando e o Pinuccio! A Stefania, veio ter connosco na paragem que fizemos em Porto Badisco.
  

É uma zona muito bonita! Para além das paisagens, vimos vestígios de civilizações antigas, menhires, antas, uma gruta com frescos da época Bizantina.
Visitámos também locais que foram cenário de alguns filmes como por exemplo a Masseria Cippano, cenário do filme ‘Mine vagantidi Ferzan Ozpetek ou Porto Badisco cenário do filme ‘Anima gemelladi Sergio Rubini.
Na Fundação "Le Costantine" vimos os teares tradicionais onde as mulheres ainda hoje produzem lindissímas peças
Ao almoço provámos deliciosas petiscos típicos da região. Depois ouvimos e dançámos a Pizzica Salentina, uma popular dança folclórica, de ritmo acelerado, incluída nas Tarantelle


MANIFESTAÇÃO NO TAP (20-9-2014) 

Foi organizada pela Ciclofficina uma viagem de bicicleta de Lecce a San Foca passando por Meride e Vernole (50 Km ida e volta) em que participaram cerca de 15 italianos e dois portugueses, o António e o Manuel. 
O objectivo era acompanhar a manifestação contra a instalação do Gasoduto Trans-Adriático, conhecido pela sigla TAP, na praia de San Foca.
Além da manifestação o grupo de italianos e portugueses aproveitou a viagem para um retemperador banho nas praias do Adriático e no regresso para Lecce, noite, efectuou nova pausa para saborear algumas especialidades pesqueiras e mariscos locais. Foi o pretexto para mais uma jornada de convívio e conhecimento da realidade local.

JUNTOS DE BICICLETA.. DIRECÇÃO ACAYA!! (27-9-2014) 

O Marco e o Andrea, da Ciclofficcina, em conjunto com o António e o Manuel, organizaram mais um passeio de bicicleta desta vez com o objectivo de ver o Castelo de Acaya. Este castelo era utilizado como posto avançado na defesa de Lecce contra os turcos.
Depois de um café na Ciclofficcina partimos para Acaya.
No caminho de volta, parámos para observar um grande carvalho, muito antigo! Em tempos havia grande florestas de carvalhos nesta zona do Salento e a sua madeira foi utilizada pelos venezianos para construir embarcações. Actualmente no Salento existem quase exclusivamente oliveiras.



BICICLETAS INVADEM CENTRO DE GALATINA (2-10-2014)

"Não é todos os dias que o trânsito é cortado pela Polícia de Protecção Civil da Città de Galatina, a pouco mais de 20 quilómetros de Lecce, para deixar circular quase uma centena de cicloturistas. O objectivo da manifestação organizada pelo Spazio Bicivetta/Ciclofficina Sociale, uma organização que luta pela preservação deste meio de transporte, consistiu no incentivo do uso da bicicleta, na chamada de atenção para a criação de mais ciclovias nas ruas de Galatina e no fomento de uma cultura de tolerância entre automobilistas, peões e cicloturistas.
Sem cartazes, mas com algum ruído à mistura, os participantes nesta maratona – jovens de todas as idades e crianças acompanhadas pelos pais -, chamaram a atenção da cidade para a importância da bicicleta como meio de transporte silencioso e não poluente.
Na manifestação esteve presente uma  representação da Ciclofficina, de Lecce, uma organização com ideais e objectivos idênticos aos seguidos pelo Spazio Bicivetta/Ciclofficina Sociale. No final do encontro, realizou-se um convívio entre todos os participantes." Manuel Vitorino

Sem comentários:

Enviar um comentário