Projeto

“Together for the Community” foi uma parceria internacional com duração de dois anos entre a Associação Spin (organização portuguesa) e Associazione VulcanicaMente (organização italiana) em que ambas enviaram e acolheram um total de 8 voluntários seniores internacionais durante quatro semanas.

Os voluntários foram integrados nas actividades e projectos desenvolvidos pelas organizações de acolhimento, particularmente no âmbito do trabalho comunitário, diálogo intergeracional e nas gestão de projectos internacionais.Tiveram também a possibilidade de desenvolver e implementar as suas próprias ideias nestas áreas e noutros campos de trabalho das Organizações de Acolhimento (diálogo e aprendizagem intercultural, Direitos Humanos, inclusão social, etc.). O aspecto mais relevante deste projecto de voluntariado foi o envolvimento directo e constante dos voluntários com a comunidade local. Durante a sua estadia tiveram a possibilidade de contactar com crianças, jovens, adultos assim como com outros seniores.

Neste projecto os voluntários tiveram a oportunidade de experienciar um modo de vida e uma cultura diferente, adquirindo ferramentas e competências úteis no âmbito do trabalho comunitário e aprendizagens sobre o trabalho desenvolvido pelas Organizações Não-Governamentais, para além de terem visto aumentadas as suas capacidades de comunicação intercultural e o domínio da língua portuguesa/italiana.

Esta parceria assumiu também um papel fundamental na troca de ideias e práticas entre as duas organizações.

Os voluntários portugueses e a equipa da VulcanicaMente
Os voluntários italianos e a equipa da Spin